Como funciona o desenvolvimento de produtos em uma startup?
Uma das características de uma startup é obter mais ganhos com menos custos. Por definição, uma startup funciona a partir de “um grupo de indivíduos em busca de um modelo de negócios inovador, repetível e escalável”. Dessa forma, as insurtechs, startups que aliam tecnologia com o mercado de seguros, mostram-se bastante favoráveis para o lançamento/desenvolvimento de produtos às seguradoras.
“Nos encaixamos na grande necessidade do mercado segurador em poder contar com empresas parceiras de tecnologia que trouxessem soluções avançadas, implantações rápidas, seguindo o modelo MVP (Minimum Viable Product, ou, em português, Produto Minimamente Viável), com custos viáveis de investimento e implantação”, explica Henrique Mazieiro, sócio fundador da Planetun, insurtech brasileira que desenvolve soluções disruptivas para o setor de seguros e automotivo.
O MVP consiste em permitir que testes primários sejam realizados para saber se aquele produto ou solução criado pela startup será, de fato, útil, validando assim sua viabilidade, ou não. Com isso, é passível de erros e acertos, a partir de experimentações realizadas por um grupo selecionado de clientes. Esse modelo acentua ainda mais a ideia de que estas empresas disruptivas pensam primeiramente em oferecer um produto que realmente atenda às necessidades do cliente final.
Com o uso da tecnologia avançada, através desse modelo, é possível realizar o lançamento rápido de produtos. Além disso, assim como a própria Planetun faz, há uma preocupação aos custos aderentes aos produtos no modelo SaaS (software as a servisse), onde a seguradora paga apenas o que é, de fato, utilizado, trazendo, assim, um enorme benefício ao setor.
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